Quem somos?

Seja bem-vindo à nossa loja! 💙

Tenha certeza de que aqui você terá uma excelente experiência de compra. 

Sobre o Laboratório Editorial Aquilombô, podemos afirmar que ele não é uma editora, no sentido industrial do termo. É uma ação coletiva, que se cria como uma das tantas atividades de residência do Aquilombô – Fórum Permanente das Artes Negras –, porém com um caráter de residência permanente. Isto, pois, ela busca escoar a relevante produção negra em letras, independente do segmento. Por isso, trabalhamos com a mais variada gama de gêneros textuais, tais como: poesia, teatro, ensaios, prosa e, também, com propostas que sejam, ainda, desconhecidas para nós.

Não somos a primeira editora focada no nicho de produção em escritos negros, mas somos a primeira que busca gerar, via as residências dos artistas envolvidos no Aquilombô, duas linhas de produção nessa área: a primeira, é ser um espaço democrático de compartilhamento da produção intelectual  e artística negra se preocupando com uma paridade, tanto regional, como de gênero das nossas escritoras e escritores negros, indígenas e trans.; em segundo, buscamos, ainda, ser uma centro de promoção e escoamento de produção em arte e pensamento, fundamentados na noção de aquilombamento como resistência. Neste último caso, promovemos, via financiamento, que artistas e intelectuais possam, à revelia dos grandes mercados editoriais, compartilhar suas formas de agir e pensar por meio de um registro permanente, por meio das publicações.

Por fim, somos um quilombo em busca de ir contra as atuais políticas editoriais. Isto se dá, pois nossa editora quer, ao contrário de outras casas, promover, de forma coletiva, o protagonismo daqueles que, devido questões como raça e orientação sexual e de gênero, não são bem vistos em outras casas, como mostrado na pesquisa “Quem é e sobre o que escreve o autor brasileiro?”, de Regina Dalcastagnè.  Além disso, acreditamos ser, também, um respiro nesse espaço de mercantilização, pois ao contrário de, simplesmente, editar, queremos, também, agregar outros valores à obra, como, por exemplo, entender e levar esse entendimento, de que todo livro é fruto de um processo. Por isso, o nome do nosso selo é Aquilombô.

 

 

Sobre a loja

O Laboratório Editorial Aquilombô é a frente editorial do “Aquilombô – Fórum Permanente de Artes Negras”, um espaço onde convergem teatro, música, literatura, performance e residências. AQUILOMBÔ – FÓRUM PERMANENTE DAS ARTES NEGRAS

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

RODRIGO JERONIMO DE LIMA - CNPJ: 30.112.616/0001-15 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade